quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Barcelona: onde o passado e o futuro se encontram

09 e 10 Dez - Barcelona
Deixamos as ruas festivas de Madri e seguimos de ônibus para Barcelona. No caminho, pudemos observar um pouco da paisagem dos campos da Espanha.

Chegamos em Barcelona pela estação Saints, que fica próxima ao nosso hotel. Logo em seguida pegamos o taxi a aportamos na Residência Militar Pedralves, o HT de Barcelona. Desde o começo, a cidade já impressiona, e com o hotel situado na principal via, a Avegunda Diagonal, ficamos mais impressionados ainda. Resolvemos polpar nossas energias para o dia seguinte, pois a viagem foi bastante cansativa. Saimos para uma volta a pé, tomamos um ótimo café no Starbucks (existem milhares em Barcelona), e voltamos para dormir.

Acordamos cedo e nos apressamos para a cidade. Afinal, o dia é curto, e queremos ver muitas coisas, mas já tinhamos um plano na cabeça: Seguir para a Catedral da Sagrada Família, e depois pegar um ônibus turístico para ver o resto da cidade.


Só a Catedral da Sagrada Família já vale uma visita à Barcelona. A impressão que se tem, ao sair da estação de metrô e dar de cara com a imponente construção é avassaladora. A riqueza de detalhes, centenas de trechos bíblicos esculpidos na parede da igreja, como se as palavras do evangelho tivessem sido entalhadas, contanto um história. Cada canto tem um riqueza diferente, a cada ângulo, uma nova descoberta. No interior, as colunas projetadas afunilando para cima, como no Pathernon grego, dão a impressão de que sobem mais altas ainda, e se ramificam no teto, como galhos de árvores. Parece que estamos numa floresta de pedra dentro da grande nave da igreja.






Cliquem nas imagens para ampliar. Abaixo um pequeno filme dela.



Depois de lá, o Bairro Gótico também tem surpresas das melhores. Pena que a fachada da Catedral de Barcelona estava em obras, e não pudemos vê-la. Mas mesmo assim, muitos outros prédios puderam ser apreciados, como "a pedreira", casa feita em estilo curvo por Gaudi, como essa placa em porcelana marcando o local do Arquivo Histórico da Coroa de Aragão,


ou ainda as muralhas originais que protegiam a cidade das invasões mouras.




Continuamos o nosso passeio pela cidade em um ônibus turístico, e muitas outras coisas belas puderam ser vistas, como o moderno prédio da companhia de gás, ou o complexo olímpico onde ficaram os atletas das Olimpíadas, e que hoje se tornou uma área residencial. Mas isso vai ficar paras as histórias da volta.

Nenhum comentário: